Futebol de areia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (texto adaptado)
O futebol de praia (português europeu) ou futebol de areia (português brasileiro) é uma variante do futebol jogada na areia. É bastante recente enquanto desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol.
O desporto organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. AS balizas oficiais s tem 2,20m de altura por 5,5m de comprido.
A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha da baliza, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de pênalti e portanto a marca onde as penalidades devem ser marcadas (na parte central desta linha).
E, assim como no futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.
Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é cheia no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.
Uma partida de futebol de areia é jogada entre duas equipas de cinco jogadores, e um guarda redes. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os guarda redes) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.
Portugal ganhou o Mundialito de 2008.
Ver mais em:
http://madjer.bloguedesporto.com/search/resultados+mundialito+praia/
Sem comentários:
Enviar um comentário